Os Alto Executivos são figuras centrais no setor corporativo, sendo responsáveis por grandes decisões organizacionais, desde questões macro cujo cenário de longo prazo até mesmo premissas pequenas que interferem diretamente na presença organizacional. Seu papel é preciso e transmite extrema responsabilidade, obviamente exigindo habilidades específicas para manter operações otimizadas e consistentes.
Análise das Habilidades do Alto Executivo
Além das habilidades típicas requeridas por cargos executivos, como planejamento e tomada de decisão, um Alto Executivo precisa de uma série adicional de aptidões e virtudes para desempenhar seu trabalho com excelência.
Com o cenário empresarial em constante mudança, o relativismo cultural tem se tornado uma competência chave para os executivos. Versatilidade é a chave para enfrentar um ambiente de mudanças rápidas e incertezas marcadas, pois requer gerenciamento gradual das expectativas organizacionais e a adaptação de novas estratégias para cenários emergentes que possam surgir.
Além disso, aplicar a inteligência emocional é outro pré-requisito fundamental para o Alto Executivo. Esse conceito implica que os executivos consigam estar inteiramente a par de suas emoções, sendo capazes de administrar e monitorar suas respostas a determinadas situações para alcançar o melhor resultado possível para o contexto organizacional.
Implicações Atuais
Postos de Alto Executivo têm se tornado cada vez mais competitivos devido à disponibilidade de novas tecnologias e informações, que se amplifica cada vez mais por meio de evoluções necessárias. Este acesso extremo à informação exigiu também revisões nas habilidades e virtudes dos principais responsáveis de longo prazo das empresas, pois eles precisam não só planejar, coordenar e tomar decisões estratégicas. Quais são as expectativas atuais e às daqui a algum tempo?
Então, quais são as expectativas, tanto para a curto quanto para a longo prazo? As principais expectativas para os Alto Executivos são a capacidade de adaptação a recorrentes mudanças no âmbito empresarial, de utilizar ferramentas inovadoras para avaliar os contextos e desfechos de diversos cenários e, acima de tudo, a capacidade de evoluir e se atualizar para lidar de forma eficaz com as muitas pressões que acompanham cargos de grande responsabilidade.
Perspectivas Futuras
Espera-se que aos Alto Executivos sejam exigidas cada vez mais habilidades para inovar e a colaborar de forma eficaz com todos os stakeholders envolvidos em projetos organizacionais. Perspectivas futuras para o cargo executivo também exigem aprofundamento em habilidades marcadas pela inteligência emocional e em redes, estratégias para estabilizar a presença da organização diante de um cenário em rápida evolução tecnológica e global, e a compreensão do setor nos próximos anos.
Concluímos que a era dos Alto Executivos exige habilidades cada vez mais prementes para gerenciar e manter operações corporativas em conformidade com as expectativas de um futuro incerto. Para conhecer mais sobre o assunto, fique ligado nas nossas atualizações e inscreva-se na nossa newsletter.